Blog

A importância do Street Style na moda

As tendências também surgem das ruas. Você observa elas para buscar referências?

Hoje todo mundo sabe o que é Street style. Só no Instagram tem mais de 50 milhões de fotos marcadas com a hashtag #streetstyle. Mas nem sempre foi assim! Nesse post vamos relembrar brevemente a história do Street Style e mostrar a importância que esse fenômeno possuí ainda hoje para a difusão de tendência de moda e de comportamento. Saber isso é fundamental para quem trabalha com moda! Vem com a gente.

O desenvolvimento econômico nos anos de 1950 e 1960 e a transformação conduzida através do prêt-à-porter e da sociedade do consumo fizeram emergir manifestações culturais nas cidades, o que diminuiu a força ditadora da moda das décadas anteriores. Surge, então, nos anos de 1960, uma nova categoria de consumo, criando-se a moda jovem, que carrega no jeans um símbolo da revolta e da reivindicação de uma liberdade individual, que encontrará sua expressão através da moda de rua.
Observam-se, ainda, os primeiros fenômenos de streetstyle e de tribos urbanas como beats, teddy boys, mods, entre outros.
Longe das passarelas e das grandes marcas, o street style, ou moda de rua, surge como uma ideia de expressão individual, produzida diariamente por milhares de pessoas que circulam pelas ruas das cidades. 
Observar e estudar a moda de rua é investigar e aproximar-se das pessoas, descobrindo estilos e comportamentos comuns a partir da moda de cada um. 
Enquanto a moda originalmente baseia-se no modelo Trickledown (explicamos sobre ele nesse ebook), trazendo o criador de alta-costura como a pessoa responsável por ditar as escolhas “corretas” para um determinado período, o Street Style segue o Bubble-up (também no ebook), modelo que explica a inversão da difusão da cadeia produtiva da moda, passando a surgir a partir das ruas.

A cultura digital possibilitou uma disseminação ainda maior do street style. O blog The Sartorialist, criado por Scott Schuman, em setembro de 2005, está entre os primeiros a difundir a moda de rua nesse meio, com o objetivo de fomentar um diálogo com o público sobre o mundo da moda e a relação dela com a vida cotidiana. Por perceber o potencial e a influência da moda de rua, aqui na Use Fashion logo em 2006 já incorporamos na nossa plataforma uma sessão chamada de “Uso nas ruas”. 

Nesta área, é possível encontrar fotografias de pessoas comuns e também de celebridades em looks do cotidiano, em mais de 50 cidades do mundo todo, de São Paulo a Bangkok, passando por Sidney, Zurique, Florença, Dusseldorf, entre outras tantas. São mais de 113 mil imagens já publicadas e mais 2 mil imagens novas por temporada.
É importante entender que, mais do que influenciar looks diários ou inspirar a criação de produtos, o street style é importante fonte para a pesquisa de comportamento, gerando sinais de mudanças sociais que influenciarão a moda. Um exemplo recente está na proposta da moda em que as vestimentas masculinas e femininas se tornam cada vez mais parecidas e sem divisões.

 

 

 
 
 
 
 

Logomarca
Titulo fixo

Lojas

Loja 1
Av Coronel Escolástico, N° 769
Bairro Bandeirantes
Cuiabá/MT     CEP:78010-200 
Telefone (65) 3616-4604

Loja 2 
Av Isaac Póvoas, N° 1367
Bairro Bosque
Cuiabá/MT      CEP:78045-200 
Telefone (65) 3616-4605

Redes Sociais

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo